Jaborandi tem crianças com suspeita de sarampo

Duas crianças de 2 e 3 anos que não tiveram sarampo e estavam com a vacina em dia são investigadas como suspeitas em Jaborandi. A Secretaria de Saúde, que coletou material e encaminhou para análise do Instituto Adolf Lutz, aguarda o resultado dos exames que vão confirmar ou descartar a transmissão do vírus no município.

Os casos de sarampo têm preocupado as autoridades sanitárias do país, principalmente na capital que é recordista de casos. Vários municípios do Estado já registraram casos de sarampo. Na região já são 42 notificações com 7 casos já confirmados, inclusive 3 em Barretos e 19 estão sob investigação.

A Secretaria de Saúde de Jaborandi já realizou os bloqueios vacinais para eliminar a possibilidade de casos secundários. “A equipe de saúde fez a investigação e mapeamento dos locais onde as crianças estiveram durante o período de transmissão e providenciou as vacinas para a imunização de 312 pessoas que tiveram contato com os suspeitos. A sala de vacina também trabalhou intensamente na atualização das cadernetas de vacinação”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joelma Alves, que informou que as agentes de saúde trabalharam também na conscientização da população e na conferência das cadernetas de vacina.

RETROCESSO

O aumento do número de casos e mortes preocupa o setor de saúde em Jaborandi. “Ver o retorno de uma doença eliminável por vacina preocupa, é um retrocesso por conta dos bolsões criados por pessoas que não se preocupam em se vacinar e pela falha de fiscalização alfandegária existente no Brasil”.

A única maneira de evitar o sarampo é a vacina, que está disponível na rede de saúde. A vacina faz parte do calendário infantil e para adultos a recomendação é que seja imunizado quem ainda não teve a doença.

Vacina: a única forma de evitar o sarampo.

 


Postado em 14/09/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:11.551
Ontem:
Total:11.551
Recorde:11.551
Em - 14/10/19