Novo Conselho Tutelar é renovado em 60%

O Conselho Tutelar teve uma renovação de 60% já que apenas dois dos atuais conselheiros foram reeleitos para as cinco vagas disputadas. Os outros dois não somaram votos suficientes e ficarão de fora da gestão 2020 e 2024 do órgão, que tem a importante missão de defender o direito das crianças e adolescentes que têm a integridade violada.

Esta eleição registrou recorde de participação com 1.918 eleitores, número superior ao das eleições de  2015 (1.855); 2011 (1.837) e 2008 (1.776). Nesta eleição foram contabilizados 6 votos em branco e 8 nulos.

Os dois conselheiros reeleitos são Reginaldo Souza o mais votado pelo 3º ano consecutivo com 401 votos. Em 2º lugar ficou Rosângela Fainask “Nana” que recebeu 231 votos e vai integrar o CT também pelo 3º mandato consecutivo. Os novatos são Rosemeire Pedrozo 3ª colocada com 203 votos; seguida da 4ª classificada Amanda Nascimento (201) e do 5º Reynaldo Gama que obteve 189 votos. A votação dos suplentes foi a seguinte: 6º Jaqueline Cury Tomás (172), 7º Robertha Vale (151), 8º Vanessa Carvalho (122), 9º Isilda Piai (115) e  10º Selma Jerônimo que podem ser convocados, conforme a ordem de classificação, para assumir uma das vagas em caso de férias ou afastamento dos titulares por doença ou licença maternidade.

RECLAMAÇÕES

A apuração começou logo após a votação realizada pela primeira vez na EMEF “Cel. José Venâncio Dias”. A Escola Lamounier, onde a eleição sempre aconteceu, estava cedida para o vestibulinho da ETAM “São Francisco de Assis”, ocorrido na mesma data. Houve uma certa reclamação pela mudança de local já que o público se queixava da falta de sombra do lado de fora da escola.

Alguns eleitores não puderam votar pois o nome não constava na listagem. Isso também gerou reclamação, tanto que um deles compareceu ao Cartório Eleitoral questionando a situação. “Após consultarmos a situação do referido eleitor verificamos que estava com os direitos políticos suspensos por condenação criminal, logo não estava habilitado a votar”, esclareceu o chefe do Cartório, Carlos Humberto Campos Júnior, que acrescentou: “As listagens foram geradas pela Secretaria de Tecnologia da Informação, do Tribunal Regional Eleitoral. A condução e organização da eleição do Conselho Tutelar cabe ao CMDCA, sendo que o auxílio da Justiça Eleitoral é bem limitado. Os eleitores que transferiram o título para Colina ou regularizaram a situação eleitoral após o dia 11 de julho deste ano não constavam da listagem. A admissão desses eleitores para o voto nas eleições do Conselho Tutelar ficou a cargo do próprio Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente”

TUDO NORMAL

A reportagem acompanhou a apuração de votos feita pela Comissão Especial do CMDCA juntamente com o auxílio de servidores municipais que trabalharam durante todo dia. Os 10 candidatos participaram da contagem dos votos e ao término cada um pode recontar os seus votos.

O promotor Bruno Paiva T. de Almeida acompanhou o processo eleitoral, mas não pode ficar o tempo todo em Colina porque estava responsável pela fiscalização de mais duas cidades da região. O Ministério Público informou que o pleito transcorreu dentro da normalidade e não houve registro de incidentes.

O processo eleitoral e todo trabalho, que começou com a inscrição dos candidatos, foi conduzido pela presidente da comissão especial do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Lílian Domeneguetti. A comissão  também  é formada por Regina Andrade, Maria Alice Polizelli e Jane Carvalho Vieira. Os conselheiros eleitos participarão de capacitação antes da posse que acontece no dia 10 de janeiro.

Membros da comissão do CMDCA com os candidatos eleitos após a divulgação do resultado da eleição.

Os candidatos participaram da apuração e também recontaram os votos.

Os eleitos para o CT em ordem de classificação: Reginaldo, Rosângela, Rosemeire, Amanda e Reynaldo.

 

 

 

 

 


Postado em 12/10/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:19.204
Ontem:
Total:19.204
Recorde:19.204
Em - 22/11/19