IBGE se prepara para o Censo 2020 e divulga que quer contratar 19 pessoas em Colina

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está se preparando para o Censo Demográfico que será realizado ano que vem para a contagem da população brasileira que vive no campo e na cidade. As reuniões de planejamento e acompanhamento nos municípios já começaram.

Em Colina o encontro entre os funcionários da agência do IBGE de Barretos com os representantes de vários segmentos de Colina aconteceu na manhã do último dia 24, na Câmara, quando foram repassadas informações sobre as etapas que precisam ser realizadas antes do início do Censo em agosto de 2020. Na ocasião foi divulgado que serão contratadas 19 pessoas por período determinado. A reunião também já foi realizada em Jaborandi.

Os colinenses fizeram várias sugestões e perguntas sobre o trabalho, uma delas inclusive foi sobre a população flutuante que permanece no município durante a safra de cana. O coordenador de área Júlio César Mora, informou que essa é uma dúvida frequente da maioria dos municípios. A Prefeitura inclusive questionou a estimativa populacional de 2019 divulgada recentemente pelo Instituto, que apontou que Colina teve crescimento de apenas 70 habitantes (0,38%). O IBGE também esteve representado pelo chefe e subchefe da agência, Jefferson Carvalho e Thales Antonietti.

“Para esse critério é usada metodologia da ONU que sugere que a pessoa que está morando há mais de um ano no mesmo lugar seja contada onde está. Agora se irá retornar ao município de origem é recomendado que a contagem seja feita lá”, disse o coordenador.

PROCESSO SELETIVO

No início de 2020 será realizado processo seletivo para a contratação de 19 pessoas que irão trabalhar no Censo. A boa notícia foi propagada com entusiasmo já que muita gente procura uma oportunidade de trabalho. Os aprovados terão que passar por treinamento e mais uma prova antes da habilitação. Colina terá um posto de coleta onde irão trabalhar 16 recenseadores que deverão visitar todos os domicílios dos 33 setores da cidade, que também terá um agente censitário e 2 supervisores. O Censo em Jaborandi será realizado por 9 pessoas, sendo 7 recenseadores.

A tecnologia também é aliada do IBGE que eliminou o papel no levantamento das informações. Os recenseadores usarão um dispositivo móvel de coleta com georreferenciamento que acompanha o deslocamento. “A tecnologia é muita avançada e não tem como deixar ninguém para trás. Além da contagem da população, o questionário respondido em cada domicílio terá perguntas relacionadas à educação, saúde, trabalho e rendimento para conhecer a realidade do povo brasileiro e planejar o futuro”, explicou Mora que acrescentou: “a base territorial de cada município está sendo atualizada para que novos loteamentos, conjuntos habitacionais, etc não fiquem de fora. A quantidade de domicílios será atualizada até o censo e durante o processo o recenseador também estará desempenhando essa tarefa”, ressaltou Mora.

Uma novidade do Censo 2020 será a distribuição de material didático nas escolas para alunos, professores e adolescentes que são multiplicadores do censo nas residências.

Jefferson, Thales e Júlio, representantes do IBGE, que coordenaram a reunião realizada na Câmara.

Funcionários do instituto de pesquisa com os participantes do encontro de preparação do censo.

 


Postado em 01/11/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:11.636
Ontem:1.889
Total:13.525
Recorde:11.636
Em - 21/11/19