Dia 08 – Sábado

19h – Missa on-line na matriz

 

Dia 09 – Domingo – DIA DOS PAIS

09h30 – Missa on-line na matriz

 

Todas as missas são transmitidas on-line pelo Youtube e também pela página do Facebook da Paróquia São José 

  

“DEUS SE MANIFESTA AOS SEUS”

 

O tema que vincula as três leituras da liturgia deste próximo domingo é o da manifestação ou revelação de Deus. A esse tema se ligam a questão do não reconhecimento de Deus em seu meio de revelação, bem como a questão da fé nele, que é abalada ou fragilizada pelo medo.

Reconhecer a manifestação de Deus é o primeiro passo para a salvação por meio do encontro amoroso com ele.

Nas leituras, o encontro é marcado pelos lugares: montanha e mar. Esses dois lugares são aproximados pelo elemento vento, embora de modo distinto. O vento, forte (impetuoso) aparece na leitura de 1Rs 19,9-13 e no Evangelho de Mt 14,22-33 com funções diferentes.

Com Elias, o vento impetuoso só tem a função negativa, indicando que Deus não estava nele. No Evangelho, o vento agitava as ondas e o barco onde se encontravam os discípulos; Deus também não estava nele. Contudo, a simples presença de Jesus no barco faz o vento acalmar. Diante da brisa suave, Elias cobre o rosto, como antes fizera Moisés, em sinal de respeito. Diante daquele que acalma o vento, os discípulos se prostram pela mesma razão e fazem uma profissão de fé: “Tu és o Filho de Deus”.

A afirmação dos discípulos de que Jesus é o “Filho de Deus” encontra de certo modo, correspondência na leitura de Rm 9,1-5, quando o apóstolo diz que os israelitas pertencem a “filiação adotiva”. Com efeito, a expressão “Filho de Deus”, é, antes de tudo, uma afirmação da adoção do rei como “Filho” por Deus. Essa é a primeira afirmação do apóstolo sobre os israelitas, e a última é a afirmação de que eles descendo o Cristo quanto à sua humanidade.

Isso pode indicar que, para o autor da carta, a expressão “filho de Deus” tinha também o sentido veterotestamentário de “adoção”, e não a afirmação posterior da “divindade” do Filho.

Enfim, a liturgia deste próximo domingo se propõe nos fazer refletir sobre a manifestação gratuita de Deus e seu convite para que o encontremos onde e como ele se deixa ver.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco


Postado em 06/08/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.782
Ontem:7.850
Total:38.100
Recorde:16.688
Em - 13/06/21