Câncer de próstata: previna-se

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga, e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam para um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens, sendo a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

“A ‘vergonha’ do homem está relacionada ao preconceito em relação ao exame do toque retal. Essa questão leva tempo para superar. É muito importante a participação da mulher no processo, mostrando ao companheiro que é um método de diagnóstico como outro qualquer, bem como insistentes campanhas de prevenção ao câncer de próstata. Muito pior que os fatores de risco da doença é o diagnóstico tardio”, destaca dr. Clóvis Constantino, membro da Diretoria Executiva da Associação Paulista de Medicina (APM).

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta, não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

A próstata

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens e não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Fatores de risco

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

  • Idade: no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade

 

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis são igualmente recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

XVIII CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO SONO

Em 2020, o mês de maio será marcado por mais um Congresso Paulista de Medicina do Sono. Realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), o evento já está na sua 18ª edição e acontece entre os dias 01 e 02. O objetivo é promover a atualização científica nas mais recentes descobertas em pesquisas e diretrizes nos tratamentos relacionados ao distúrbio do sono. O congresso reunirá profissionais reconhecidos da área que debaterão sobre diversos temas como narcolepsia, síndrome das pernas inquietas e distúrbios respiratórios do sono em adultos e crianças. Saiba mais em associacaopaulistamedicina.org.br

 

 


Postado em 14/12/2019
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:3.876
Ontem:7.850
Total:37.194
Recorde:16.688
Em - 13/06/21