Dia 01 – Sábado

19h – Missa na matriz

Dia 02 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na matriz

19h – Missa na matriz

Dia 04 – Terça-feira

20h – Missa na comunidade São Benedito - Pedreira  

Dia 05 – Quarta-feira

19h30 – Missa com novena na matriz

20h – Missa na comunidade Bom Jesus – Nova Colina

 

“ELEVAI – VOS BEM MAIS ALTO, ANTIGAS PORTAS, A FIM DE QUE O REI DA GLÓRIA POSSA ENTRAR”. SL 23

 

A festa da Apresentação do Senhor no Templo ainda está ligada, liturgicamente, às festas do Natal. Em alguns lugares, somente nestes dias, também chamado de dia de Nossa Senhora das Candeias, desmontam – se os presépios que lembravam o nascimento de Jesus.

Biblicamente, a festa marca o final do ciclo longo de impureza ritual sofrido por Maria após o parto de seu filho. Como está em Levítico 12,1-4, uma mãe que dê a luz um menino deve percorrer, ao todo, 40 dias de impureza. E ao final deste período, deve ir ao sacerdote com uma oferenda. Sendo Jesus, o primogênito, ele deve ser consagrado ao Senhor (Ex13,1-2).

Celebramos, assim, nesta festa tanto a purificação de Maria como a apresentação de Jesus. Nas Igrejas Orientais, é uma das quatro maiores festas litúrgicas. A festa de hipapante. A festa do encontro. Simeão e Ana encontram -se com o Messias – Salvador. Antecipando e anunciado o nosso próprio encontro com Ele.

O Evangelho de Lucas 2,22-40 – conta – nos a Apresentação do Senhor no Templo. Quatro movimentos compõe o texto do Evangelista. O primeiro movimento é a fidelidade de Maria e José que se apressam ao Templo de Jerusalém para cumprirem a Lei de Moisés. O segundo movimento é o encontro de Simeão e Jesus. Simeão viu chegar a Luz das Nações e testemunhou em alta voz. O terceiro movimento é o encontro de Ana com Jesus. Ela também passou a anuncia – lo a todos. O quarto e último movimento é o encontro de Maria com a entrega de seu amado filho na cruz: “uma espada transpassará a alma”.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco


Postado em 01/02/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.904
Ontem:892
Total:2.796
Recorde:1.904
Em - 19/06/21